Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

Os 5 sensos

Os 5 sensos

O método dos 5 sensos, conhecido como 5S, foi desenvolvido no Japão e busca uma gestão de qualidade empresarial, aperfeiçoando aspectos como organização, limpeza e padronização. O seu objetivo é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional, tomando por base cinco sensos, que são: 

  • Seiri – Senso de Utilização

 O principal objetivo do primeiro senso é transformar o ambiente de trabalho em um mais útil e menos poluído, tanto visualmente como espacialmente. Para isso, é preciso a verificação de todo o local de trabalho e classificação do que é relevante ou supérfluo, mantendo somente os recursos que importam no ambiente de processo. O resultado é um ganho de espaço, facilidade de limpeza e manutenção e redução de custos. 

  • Seiton – Senso de Organização

 O segundo passo da ferramenta 5S é uma continuação do primeiro. Após a eliminação de todos os itens desnecessários, é importante que todos os objetos estejam disponíveis de maneira que possam ser acessados e utilizados de imediato. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. 

  • Seiso – Senso de Limpeza

 Além da organização, o ambiente e os utensílios do mesmo, devem estar sempre limpos e em ótimas condições de uso. Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio ou desconforto deve ser consertado. O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários por trabalharem em um local limpo e arrumado, além de equipamentos com menos possibilidades de erros ou de quebra devido à constante fiscalização.

  • Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde

 O quarto senso garante a manutenção dos 3 sensos anteriores, trazendo melhorias constantes para o ambiente de trabalho. Com um ambiente mais limpo e organizado, os funcionários tendem a ter um maior cuidado com o visual e a saúde pessoal, garantindo um equilíbrio físico e mental, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento rumo à qualidade.

  • Shitsuke – Senso de Autodisciplina 

 O último processo do programa do 5S tem como missão a cultura e costumeiro pelos 

colaboradores praticar as ações recomendadas nos sensos anteriores. A disciplina é a chave para a garantia da implementação dos 5 sensos a longo prazo.

Os efeitos causados no ambiente de trabalho pela implementação do programa 5S levam os colaboradores a terem uma maior consciência do seu papel dentro da empresa, os tornando disciplinados mesmo quando não há cobranças. Além disso, a execução de uma ferramenta de qualidade, como o 5S, garante uma melhoria contínua dos produtos ou serviços.
 Sabendo todas as melhorias que a implementação dos 5 Sensos podem trazer para a sua empresa, nós da TGR Consultoria, queremos te ajudar nessa evolução. Entre em Contato conosco e conheça nossos Cases de Sucesso na página inicial do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?