Previsão de demanda: o que é e qual a sua importância?
A previsão de demanda consiste em conseguir antecipar a procura futura de produtos, por meio de análises que ajudem a ter alguma precisão. Essas análises são feitas com base em dados históricos ou através da interpretação da tendência de mercado, e podem ser influenciadas por fatores controláveis e não controláveis. Fatores controláveis são estratégias internas que a empresa realiza, sejam elas para o marketing ou para a produção. Já fatores não controláveis são externos a empresa, como a economia, concorrentes, governos.
A previsão de demanda auxilia diretamente na tomada de decisões relacionadas ao planejamento e programação da produção, planejamento financeiro, estratégias de marketing e vendas, estabelecimento de metas da empresa como um todo. Ela é crucial para o gerenciamento da organização, através dela é possível reduzir os riscos e incertezas do negócio. Há dois tipos de métodos para prever a demanda: Pesquisa e estatístico. O primeiro consiste no levantamento de opiniões de consumidores, através de pesquisas ao público e aos vendedores, é um método subjetivo. O estatístico, é realizado com base no histórico de vendas, ele é capaz de fornecer informações como linha de tendência e sazonalidade.
A previsão de demanda tem muitos benefícios para a organização, ela traz informações que tornam a tomada de decisão mais estratégica e eficiente, melhorando o desempenho da organização e tornando-a mais competitiva. Ela também é uma ótima ferramenta para o gerenciamento de estoque, possibilitando a empresa de apenas manter o estoque de segurança, isto é, manter um nível de estoque que seja suficiente para suprir a oscilação da demanda, reduzindo o desperdício.
Representação de como se comportou a demanda na pandemia Fonte: ILOS
É possível aplicar métodos estatísticos de previsão no excel, a ferramenta tem baixo custo e uma usabilidade imensa. Como a demanda é algo muito variável, o método aplicado varia caso a caso, e nele pode-se aplicar vários tipos de métodos baseados em dados do histórico de vendas, através de fórmulas e gráficos, visando retirar o máximo de informações. Além disso, a ferramenta dispõe de uma função chamada “Planilha de previsão”, que realiza a previsão dos dados selecionados, mostrando sazonalidade, tendências, intervalo de confiança, entre outros.