O impacto do desenvolvimento sustentável na indústria automotiva
O desenvolvimento sustentável tem se tornado um objetivo cada vez mais priorizado por nações e organizações em todo o mundo. A discussão acerca desse assunto trouxe atenção, ainda, para um tema de extrema relevância e impacto para as indústrias e para a sociedade: o uso de combustíveis fósseis.
É de conhecimento geral que a queima de combustíveis fósseis é responsável pela emissão de diversos gases poluentes como dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), enxofre e nitrogênio. Esses gases têm diversos efeitos no meio ambiente desde o agravamento do aquecimento global até o acontecimento de chuvas ácidas, por isso, tem-se preterido o uso desse tipo de energia.
A indústria automotiva é uma das principais afetadas por essas questões. Diversos governos já anunciaram planos para proibir a comercialização de automóveis movidos a combustíveis fósseis como uma das medidas para promoção de desenvolvimento sustentável e contenção da poluição. Para países europeus e alguns países em desenvolvimento, inclusive o Brasil, esses planos não estão num futuro tão distante. A Índia planeja o fim da venda de veículos à combustão no ano de 2030, já a Noruega pretende alcançar o feito ainda em 2025. Aqui no Brasil, um projeto de lei aprovado em 2020, prevê realizar esse objetivo em 2030.
Enquanto isso, as organizações do ramo automotivo já buscam a adaptação a essa futura realidade a partir da produção e comercialização de carros elétricos e híbridos. A Tesla é, possivelmente, a empresa automotiva mais conhecida pela fabricação de carros elétricos, mas diversas outras empresas do ramo têm investido nesse tipo de veículo, à exemplo de montadoras como a Renault, Nissan e Chevrolet. Outras companhias, como a Toyota, têm investido também em modelos híbridos, que contam com um motor elétrico e um à combustão.
O recente anúncio da Volvo sobre a venda apenas de carros elétricos e híbridos no Brasil, traz para ainda mais perto das indústrias no país a discussão acerca do desenvolvimento sustentável e suas implicações.