Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

Otimização dos processos logísticos

Desafio

Em uma das maiores produtoras de aço da América Latina, a TGR, com foco em inovação, foi capaz de entender e identificar os desperdícios da cadeia logística que passam despercebidos no cotidiano. Mesmo tendo conhecimento de algumas ineficiências, e a forma como poderiam atacá-las, era preciso uma análise externa mais fundamentada em dados, permitindo a priorização de investimentos, focando naqueles com maior ROI, levantado ao longo do projeto.

Para isso, era necessário a introdução de uma empresa com expertise no ramo industrial, foco em soluções inovadoras e membros familiarizados com atividades logísticas, pré-requisitos essenciais para a execução do projeto, atendidos pela TGR de forma plena.

Solução

Após uma análise crítica de 9 frentes de carregamento e mais de 120 horas de observação, utilizando ferramentas da Engenharia de Produção, como a cronoanálise e o mapeamento AS IS, foi possível a criação de um banco de dados. Tornando possível uma análise quantitativa e qualitativa dos carregamentos e gerando como produto dessas análises um diagnóstico dos gargalos em toda a cadeia logística, através do entendimento das causas raízes pelo Diagrama de Ishikawa e identificação dos maiores pontos de desperdício por meio da relação 80/20 evidenciada pelo Diagrama de Pareto.

Resultado

A partir dos dados gerados, foi possível mapear as 3 frentes mais críticas, alcançando uma redução imediata em uma delas de mais de 20% no tempo médio de carregamento com a ampliação do sinal de wifi. Em outra frente, através das coletas, foi possível a sugestão de um novo modelo e posterior rearranjo do layout de estoque, para otimização das movimentações no processo de carregamento por ponte rolante. Além do diagnóstico de subuso de operadores por turno em todas as frentes e o apontamento da produtividade de acordo com o número de colaboradores, tendo um incremento de 17% em determinada frente com o acréscimo de apenas 1 operador.

Open chat
Precisa de ajuda?