A importância da Gestão de Crise e como aplicá-la na organização
Em toda empresa, é necessário levar em consideração a possibilidade da ocorrência de crises, sejam elas internas ou externas. A otimização dos processos e um bom gerenciamento organizacional reduzem consideravelmente estas dificuldades, mas é preciso estar preparado para caso elas ocorram. Por isso, as grandes organizações estão, cada vez mais, adotando medidas para uma estruturar uma gestão de crise.
O que é gestão de crise?
Uma boa gestão de crise busca analisar previamente os impactos que podem ser causados pelas mais diferentes problemáticas, como um atraso de fornecedor, a falta de energia na produção ou uma redução da mão de obra. Com essa avaliação, a organização pode estruturar um plano estratégico que a prepare para lidar da melhor forma possível com essas eventuais situações.
É preciso perceber que a gestão de crise não evita que dificuldades surjam, nem garante a previsibilidade de todas elas, mas permite que a organização dilua ao máximo os efeitos negativos de uma crise.
Como fazer uma gestão de crise?
Como ponto de partida, é importante que todos os setores da organização estejam alinhados para esta análise, como forma de identificar onde estão os potenciais gargalos e quais as problemáticas que podem surgir. Em conjunto, se faz necessário um estudo de mercado, para avaliar os problemas existentes em indústrias semelhantes.
A percepção externa é um diferencial para qualquer gestão de crise. Nesse contexto, é bastante agregador a imersão de uma consultoria com o senso crítico aguçado, para que se possa perceber pontos de potenciais futuras falhas ou motivadores de crises.