Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

GENCHI GENBUTSO – Como Implementar

GENCHI GENBUTSO – Como Implementar

– Genchi Genbutso no Modelo Toyota:

O Modelo Toyota é um conjunto de princípios, valores e comportamentos que guiam o Sistema Toyota de Produção e todos que decidem adotá-lo total ou parcialmente. Este Sistema é possui dois fundamentos, a Melhoria Contínua e o respeito pelas pessoas. No entanto, aqui iremos focar em um dos aspectos da Melhoria Contínua dos processos.

Genchi Genbutsu, traduzido diretamente do japonês como “local real, coisa real”, é um dos três principais princípios da Melhoria Contínua. Similar ao conceito de Managment by Walking Around (MbWA), mas que difere deste por compreender e considerar diversos aspectos da prática de estar no local aonde o valor é agregado ao produto.

– A filosofia do Genchi Genbutso:

Por vezes chamado de “vá e veja”, devido à sua filosofia de que para realmente entender a situação, é preciso observar o que está acontecendo no local aonde ocorre. Essa atividade de estar presente em um chão de fábrica, por exemplo, também possibilita que os superiores estejam mais próximos dos operadores de máquinas e diversos outros funcionários de uma planta industrial, aprimorando ainda mais suas habilidades de liderança. 

– Os gestores praticantes de Genchi Genbutso:

Para os gestores praticantes deste princípio, a tomada de decisão deve se iniciar através do conhecimento obtido estando no local aonde o processo produtivo ocorre, ao invés de depender das informações obtidas por terceiros e passadas por empregados. Já que a busca pela informação fidedigna e interpretada pelo próprio decisor é uma das grandes preocupações do Modelo Toyota.

Nesta montadora, é esperado que os gestores se aprofundem nas operações através da familiarização com os processos produtivos e na maneira com que estes são executados pelos funcionários, tornando possível que as dinâmicas operacionais por vezes sutis sejam entendidas.

– Por quê praticar Genchi Genbutso:

  1. Para permitir que negócios possam focar nos fatos e minimizar as informações tendenciosas que se original de relatórios produzidos por outros funcionários. 
  2. Para permitir que o time se reconcilie com os dados das atividades do chão de fábrica ao fundir estes com a experiência dos gestores e apenas assim compreender os fatos de um problema com um nível de confidência maior.

– Como praticar Genchi Genbutso:

Antes da prática, vem a definição do local de origem do problema, ou seja, saber qual é o Genchi (local) aonde ocorre o Genbutso (problema). Uma vez definidos, há diversas formas de se aprofundar no processo problemático:

  1. Mão na massa: Se colocar no lugar dos operadores ou outros atores do processo produtivo.
  2. Observação: Ter uma perspectiva externa do problema.
  3. Entrevistas e Pesquisas: Conhecer mais pessoas e como elas praticam suas atividades.
  4. Relatórios: Analisar os dados históricos e relatórios antigos acerca do processo.

Por fim, vale ressaltar duas coisas:

  1. Você não está restrito à executar apenas uma dessas técnicas ou todas. Há diversas maneiras de estar no local e entende-lo, experimentar é a chave.
  2. Procure também praticar o Genchi Genbutso regulamente, mas sem exagerar para não criar trabalho desnecessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?