Lean Manufacturing – o que é e como aplicar
O Lean Manufacturing, também chamado de produção enxuta, é um sistema que tem como principal objetivo a minimização de desperdícios. O termo surgiu no livro “A máquina que mudou o mundo”, publicado em 1990 por James Wockman, Daniel Jones e Daniel Ross, no entanto, a metodologia tem origem décadas antes, no Japão, sendo conhecida como o Sistema Toyota de Produção.
Para o Lean, são considerados desperdícios tudo aquilo que, do ponto de vista do cliente, não agrega valor ao produto. O sistema destaca, originalmente, sete aspectos tidos como desperdícios: movimentação, estoque, transporte, defeitos, produção excessiva, espera e processamento excessivo. Posteriormente, outro desperdício foi adicionado a essa lista, o intelectual. A partir da diminuição de fatores que não agregam valor ao produto, a metodologia visa aumentar a produtividade, reduzir custos e promover uma cultura de melhoria contínua na empresa que a incorpora.
Para implementar a filosofia Lean, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas e que possibilitam o alcance do objetivo da metodologia: a maximização do valor das operações e esforços da empresa.
Kaizen
O Kaizen é uma importante ferramenta do Lean Manufacturing, voltada para os processos, visa padroniza-los a fim de reduzir desperdícios e promover a melhoria contínua. O Kaizen utiliza o ciclo PDCA para propor, aplicar e analisar mudanças nos processos. As etapas desse ciclo são
- Plan – planejar;
- Do – executar;
- Check – checar;
- Act – agir;
Mapeamento de Fluxo de Valor
O mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta que representa visualmente, através de símbolos, a sequência e a movimentação de materiais, informações e processos. A partir desse diagrama é possível identificar gargalos presentes no processo produtivo para que esses problemas sejam sanados.
O Lean Manufacturing conta com diversas outras ferramentas que propõem melhoria em todos os setores da empresa. A partir da aplicação dessa metodologia, a empresa alcança um aumento de produtividade e competitividade, além de um maior nível de eficiência.