Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

Plano de manutenção: Como e quando fazer?

Plano de manutenção: Como e quando fazer?

O QUE É MANUTENÇÃO:

Quando se trata de indústrias e, principalmente, equipamentos, manutenção é, basicamente, a necessidade de se haver um acompanhamento contínuo do maquinário visando a manutenção de seus parâmetros ótimos e conservando sua qualidade.

Existem 3 tipos principais de manutenção, sendo elas: manutenção corretiva, preventiva e preditiva; A manutenção corretiva, menos vantajosa quando se trata dos custos atrelados, retrata o modelo em que a manutenção só é realizada quando se percebe um problema com a máquina, justamente tentando corrigi-la. Esse tipo de manutenção acarreta em maior tempo de máquina parada, maiores custos para a realização e, consequentemente, menor produtividade.

O segundo e terceiro tipos de manutenção tem grandes semelhanças e de grande importância. Em ambas, a manutenção é realizada ciclicamente em intervalos pré-definidos, visando fazer ajustes em uma máquina que ainda está operando bem, reduzindo a probabilidade de falha e as paradas de emergência. A diferença entre a preventiva e a preditiva está no fato de que a preventiva atua na troca constante de peças do maquinário industrial, enquanto a preditiva utiliza de equipamentos tecnológicos para fazer o acompanhamento da eficiência de seus componentes.

PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A manutenção preventiva deve ser implementada na indústria o quanto antes, visando a sustentação de seu maquinário e, assim, garantir que, no que diz respeito às máquinas, não haverá paradas imprevistas na linha de produção, mantendo a produtividade.

Para que seja feita a manutenção da melhor maneira possível, é necessária a criação de um plano de manutenção, visando prover ao gestor a maior quantidade de indicadores possível. Um PCM (Planejamento e Controle da Manutenção) tem a capacidade de fornecer um grande quantitativo de informações: variando de ordens de serviço, MTBF (Tempo médio entre falhas) e MTTR (Tempo médio de reparo), até as principais causas e sintomas do maquinário. Tais informações possibilitam o planejamento periódico do tempo necessário para haver um novo aperfeiçoamento.

Com a ajuda da TGR Consultoria, será possível implementar um plano de manutenção preventiva para que sua linha de produção seja cada vez mais eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?