MRP – O que é, sua importância e aplicabilidade na indústria
- O que é MRP?
MRP é uma sigla, em inglês, para Manufacturing Resource Planning ou Material Requirements Planning. Se trata de um software que realiza cálculos utilizados para controlar as quantidades de todos os componentes necessários para fazer os produtos de uma indústria.
Ele calcula os estoques e define momentos em que é necessário comprar cada item de um produto, com base nas suas necessidades e estrutura da fábrica. Seu objetivo é manter a estrutura funcionando sem excessos ou falta de material.
Portanto, esse software ajuda a desenvolver métodos e rotinas que atuam no planejamento de uso e compra de cada material, programando também sua produção.
- Sua Importância
O mercado está sujeito a súbitas mudanças e as empresas devem estar preparadas para reagir com agilidade para evitar perdas. O MRP contribui para tornar essa adaptação ágil e simples, pois fornece informações para a tomada de decisão para atender às necessidades do mercado consumidor. Com base nos pedidos recebidos, é possível desenvolver novos produtos e aplicar materiais diversificados, com o intuito de aumentar a qualidade e a produtividade.
Além disso, a comunicação entre as áreas administrativa e produtiva é um dos pilares do MRP. Esse compartilhamento de informações é percebido desde o planejamento das compras até a própria linha de produção. Como consequência, cada departamento tem os próprios relatórios de desempenho que compõem um quadro amplo sobre a situação real da empresa. Desse modo, os gestores conseguem avaliar os indicadores, identificar gargalos e tomar decisões mais seguras que beneficiem o futuro da empresa.
- Aplicabilidade na Indústria
O MRP funciona com base na lógica de backward scheduling ou programação de trás para frente. Isso quer dizer que a partir do processo de fabricação de cada produto, o sistema cria um documento chamado de plano mestre de produção, que descreve cada etapa e os prazos necessários para concluí-las. A aquisição de um sistema de Planejamento de Necessidade de Materiais tem origem em problemas com o planejamento, a entrega de mercadorias e os custos elevados. Portanto, essa é uma solução ideal capaz de aumentar a eficiência e a produtividade em todas as atividades.