Kaizen e o impacto da sua aplicação nas organizações
O que é?
Kaizen, palavra de origem japonesa, significa melhoria ou mudança para melhor, e é isso que de fato essa metodologia deseja transmitir. Muito além de uma ferramenta, o Kaizen é uma cultura, uma filosofia que visa o aperfeiçoamento contínuo, sendo aplicável a qualquer tipo de organização, independente das suas características, visto que em toda empresa há algo a ser melhorado.
Como surgiu?
A cultura Kaizen surgiu da necessidade, após a Segunda Guerra Mundial, o Japão enfrentava dificuldades e, apesar disso, devia estar apta a competir com grandes indústrias como a Ford. Sendo assim, sua única alternativa foi minimizar os desperdícios e encontrar melhorias onde fosse possível.
Como aplicar?
A aplicação dessa metodologia é feita através do evento Kaizen, mas antes disso é necessário internalizá-la na organização como um valor, buscar envolver os colaboradores incentivando sugestões e iniciativas de melhoria.
Para realização do evento Kaizen deve-se ter bem definido onde serão aplicadas melhorias e o time que as executará.
Para definir onde serão feitas melhorias pode-se levar em conta o seguinte:
- Processos que necessitam de soluções imediatas;
- Linhas de produção de maior volume de produtos;
- Processos em que é essencial que as perdas sejam mínimas;
Para definir a equipe responsável por implementar na prática as mudanças propostas pelo Kaizen, é preciso considerar a propriedade dos profissionais alocados para a execução do projeto, além de também ser ideal que o time seja multidisciplinar.
Importância e benefícios
O objetivo final da cultura Kaizen é aumentar a produtividade e evitar desperdícios, proporcionando assim uma redução de custos. Mas, além disso, a internalização dessa filosofia traz ainda outros pontos positivos, como por exemplo:
- Maior satisfação e senso de responsabilidade por parte dos colaboradores;
- Aumento da competitividade;
- Maior simplicidade na execução de processos;
Algumas técnicas muito conhecidas são grandes aliadas dessa cultura e a ajuda a potencializar os resultados obtidos, como o Just In Time e o 5s, sendo essa última essencial para o Kaizen.