Importância da definição de Indicadores
- Importância dos Indicadores
Adotar uma gestão baseada em indicadores de desempenho pode facilitar a tomada de decisão de uma empresa, melhorando sua gestão. O mesmo vale para os departamentos e equipas que aplicam este tipo de gestão, com especial destaque para as áreas de produção. Isso porque a utilização de indicadores de produção industrial possibilita a otimização do controle de processos e procedimentos de trabalho no setor para torná-los mais eficientes.
Em outras palavras, os indicadores de desempenho transformam todos os resultados do desenvolvimento de uma estratégia em números e estatísticas para que as empresas possam entender melhor seu desempenho quando precisarem melhorar, manter ou aposentar a estratégia.
- O que são indicadores?
Os indicadores incluem percentagens, taxas, índices, etc. Esses dados são utilizados para mensurar os resultados dos processos, das equipes e da própria indústria. Eles indicam se esses elementos estão tendo o desempenho esperado, ou seja, se as metas, objetivos e níveis de qualidade estão sendo alcançados, estão próximos ou se estão abaixo.
Estas métricas ajudam a medir o desempenho, a eficiência e a eficácia das operações de manufatura, gerando dados e informações estratégicas. Dessa forma, as métricas de produção são utilizadas para medir os níveis de qualidade em diversas etapas da linha de produção e também ajudam a reduzir custos e melhorar o desempenho, pois podem ser utilizadas para identificar gargalos, ineficiências, desperdícios e outros fatores que afetam a produtividade.
- Alguns exemplos de indicadores
A depender da indústria, podem ser necessárias métricas diferentes, seja por segmentos ou por porte. Assim, é importante analisar a realidade de sua indústria e ponderar quais métricas seriam interessantes de se analisar. Dito isso, iremos abordar aqui alguns dos indicadores mais utilizados em projetos da TGR.
No caso da manutenção, temos 2 indicadores que utilizamos bastante nos nossos projetos. Mean Time To Repair (MTTR), seria o tempo médio para o reparo de cada máquina após ocorrer uma falha. Mean Time Between Failures (MTBF), que indica a média do tempo entre uma falha e outra. E, temos também um post acerca do Plano de Manutenção que aborda estes assuntos de maneira mais aprofundada.
No caso da produção, temos alguns indicadores bastante comuns em nossos projetos de mapeamento e gestão de processos, tais como: Número de Produtos Produzidos (número de produtos fabricados num tempo específico), Tempo de Inatividade (tempo em que os equipamentos ficam sem produzir), Nível de Utilização da Capacidade Instalada (serve para analisarmos se as instalações físicas e maquinários estão sendo utilizados de maneira plena), entre outros marcadores.
Por fim, nós da TGR focamos em impulsionar o setor industrial, trazendo inovações para ele. Nesse sentido convido você a realizar um diagnóstico conosco onde poderíamos não só identificar quais indicadores seriam interessantes de se ter em sua produção, como também achar maneiras de diminuir desperdícios, aumentar a produção e a lucratividade de sua empresa. Então, que tal impulsionar os resultados de sua empresa? Agende já uma reunião de maneira gratuita conosco.