Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

PCP – a importância do planejamento e controle da produção

PCP – a importância do planejamento e controle da produção

O planejamento e controle da produção, conhecido como PCP, consiste em um processo para auxiliar no gerenciamento da produção. A partir desse processo, é possível mensurar quanto, quando, em que ordem produzir e verificar o funcionamento dos processos produtivos.


Etapas do PCP


Previsão de demanda: ao iniciar o processo é necessário mensurar o volume de vendas para assim estimar a quantidade de recursos materiais e humanos para a produção;
Planejamento da capacidade de produção: após a previsão de demanda a médio e longo prazo, é necessário adequar a capacidade de produção a demanda do período;
Planejamento agregado da produção: normalmente o planejamento agregado da produção é feito anualmente. Nessa etapa o objetivo é escolher a estratégia que mais se adeque a empresa. O planejamento agregado serve como um ponto de referência para a tomada de decisão em relação à capacidade de produção e demanda ao longo do ano.
Plano mestre de produção: essa etapa foca no plano de produção a curto prazo, sendo mais detalhada que o planejamento agregado. Nessa fase os recursos são analisados e direcionados para que a produção ocorra na quantidade certa, na hora certa, atendendo a demanda do período.
Programação detalhada da produção: consiste na gestão da empresa em sua rotina e de suas atividades no chão de fábrica. Abrange atividades como a administração de materiais, sequenciamento das ordens de produção, definição de padrões e geração das ordens de produção.
Controle da produção: com o planejamento feito, a última etapa tem como objetivo a verificação e controle da produção. Para o controle da produção é necessário a mensuração e análise de dados informados pelo sistema. Isso possibilita a identificação de gargalos, assim como a melhoria e reajustes nos processos.


Por que o planejamento e controle da produção é importante?


Um bom PCP ajuda a gerência na tomada de decisões dentro da organização, além de trazer diversos benefícios para a indústria. A partir do PCP é possível organizar e padronizar a produção, e como consequências têm-se a identificação de gargalos, redução de custos associado a estoque, redução do tempo ocioso e a otimização da produtividade e da capacidade produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?