Rua Acadêmico Hélio Ramos, 386, CTG, 1º andar, Sala 125
contato@tgrconsultoria.org.br

Redução de tempo de setup através do SMED

Redução de tempo de setup através do SMED

Numa indústria com diferentes tipos e características de produtos, as máquinas carecem de uma preparação sempre que se desejar fazer uma mudança no produto a ser produzido, o tempo em que essa preparação acontece é o Tempo de Setup, no qual a empresa não produz. Esse tempo corresponde ao tempo entre a produção do último produto anterior até a produção da primeira unidade do produto novo dentro dos padrões de qualidade. Considerando que a produção ficará parada durante esse período, é desejável que o Setup ocorra no menor tempo possível, não só para aumentar a produtividade como também para possibilitar maior flexibilidade na produção, resultando em melhor atendimento ao cliente, redução no tempo de entrega e redução de estoque. 

Então aí surge o método SMED(Single Minute Exchange of Die) ou TRF(Troca Rápida de Ferramenta), sigla em português, que consiste em método de redução de tempo de setup com uma estratégia que enxuga todo o processo de setup de forma que apenas as atividades realmente essenciais sejam realizadas. Esse processo, aliado a ferramenta dos 5 Sentidos, que aumenta o sucesso do SMED, podem auxiliar muito no controle e na eficiência da produção. O processo de SMED é dividido em alguns passos, são eles:

1.Análise de setup atual: Descrever todas as atividades envolvidas no setup e os respectivos tempos de cada uma delas.

2.Separar atividades internas e externas: Nessa fase busca-se descrever quais são as atividades internas(realizadas com a máquina parada) e as atividades externas(realizadas com a máquina em funcionamento)

3.Otimizar atividades internas e externas: Tendo em mãos as informações de quais são as atividades internas e externas, é necessário verificar quais atividades internas podem se tornar atividades externas, quais atividades podem ser otimizadas e quais podem ser excluídas.

4.Padronizar processo: Após as modificações feitas, deve-se padronizar o novo processo de setup idealizado, definir métricas de desempenho desse processo e estabelecer uma cultura de melhoria contínua.

O método SMED tem se mostrado muito eficaz em sua aplicação não só nas indústrias, como também em outros tipos de processo, como os processos hospitalares, por exemplo. Apesar disso, para mais eficiência e controle da produção é necessária uma análise mais aprofundada e para isso você pode entrar em contato com a TGR Consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?